Encontrar clientes potenciais não é uma tarefa simples e que cada vez mais se torna essencial para a sobrevivência e
crescimento de qualquer empresa, independentemente de seu porte e segmento. Em função do mercado global cada vez mais competitivo, é imprescindível que os profissionais atuem incansavelmente em busca de novos clientes e oportunidades de negócios.

E o ponto de partida em qualquer estratégia de prospecção de um potencial cliente é saber onde ele está. A disseminação da internet trouxe a possibilidade da prospecção “virtual”, não havendo a necessidade de saber onde o consumidor reside. Porém, nada ainda é tão eficiente quanto obter informações de onde o consumidor está efetivamente localizado, principalmente no caso de se planejar ações regionais de marketing, por exemplo.

Para isso, o cadastro de clientes de uma empresa deve conter um conjunto suficiente de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. O empresário precisa ter a certeza de que está prospectando as pessoas certas nas áreas corretas, que potencialmente podem fechar o negócio e trazer o retorno esperado.

“Sai na frente a empresa que possuir o maior número de informações para buscar os clientes. Portanto, o grande desafio do empresário está em coletar essas informações de maneira rápida e assertiva, sem causar transtorno ou danos à imagem da empresa, já que a forma e o momento em que se coleta essas informações podem incomodar o potencial cliente", explica Silvia Cravo, gerente da área de Produtos e Inteligência de Mercado do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), e completa:

“Muitas pessoas não gostam de ser incomodadas com pesquisas por telefone, ou enquanto estão passeando no shopping, ou até mesmo finalizando uma compra na loja e, dependendo da forma como são abordadas, podem vincular o mal tratamento à imagem do estabelecimento”.

SPC BUSCA

Pensando nessa necessidade crescente entre as empresas, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) possui um serviço em que é possível, apenas com a combinação do nome completo do indivíduo + data de nascimento ou nome da mãe, buscar seu CPF e a cidade em que reside. Também é possível localizar e identificar o CNPJ de empresas informando apenas a Razão Social.

“Esta é uma consulta em que já oferecemos há algum tempo aos nossos Associados. O segredo para esse sucesso está na identificação do CPF ou CNPJ com assertividade”, explica a gerente Silvia Cravo. Ou seja, o empresário ao identificar o documento tem a possibilidade de acessar outras informações que poderão auxiliá-lo na busca do potencial cliente, propiciando o início de um relacionamento maior com aquele consumidor.

Construído inicialmente com a finalidade de prospecção, com o passar do tempo, as empresas descobriram outras funcionalidades para essa consulta, como a busca por clientes inadimplentes e, principalmente, passou a ser muito utilizado para prevenir fraudes e golpes.

“Com o aumento da incidência de fraudes, os lojistas perceberam que poderiam utilizar a consulta para confirmar se a pessoa que está comprando realmente é a dona do documento apresentado, por meio da verificação de seu CPF e da confirmação do nome da mãe, por exemplo”, e assim passamos a vender mais, explica Alessandra Sobral, Gerente de Canais do SPC Brasil.

Por ser fácil de consultar, rápido e com um preço menor que consultas mais completas, os empresários, principalmente os de pequena e média empresa, viram no serviço uma ferramenta eficiente para a prevenção de prejuízos ocasionados por fraudes. Além do mais, aos poucos, a ferramenta proporciona às empresas construir seu banco de dados de clientes que, aliado a outras informações, podem servir para ações de vendas e até para uma ação de cobrança nos casos de inadimplência, completa.

Para adquirir o produto, o empresário interessado deve se associar ao SPC Brasil por meio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Santo Antônio do Monte, através do telefone: (37) 3281-2411

Fonte: www.spcbrasil.org.br